01 maio 2012

BOLO DE MAÇÃ E CANELA



COR & SABORIngredientes:

5 maçãs
2 xícaras de açúcar
3/4 de  xícaras de óleo
3 ovos
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de canela
1colher de sopa rasa de fermento químico em pó
canela-da-china em pó para polvilhar  

Modo de Preparo:

Descasca-se as maçãs e corta-se em cubinhos.
No liquidificador coloca-se  o óleo, os ovos, o açúcar, as cascas das maças juntamente com uma maçã inteira picadinha e liquidifica.
Á parte peneira-se a farinha e o fermento e junta-se á mistura que foi feita no liquidificador.Picam-se as maçãs restantes e adicionam-se à mistura.

Coloca-se a massa numa forma untada e polvilhada com farinha.
Por cima polvilha-se com açúcar e canela.
Leva-se ao forno pré-aquecido por  30 à 40m.
Polvilhe com açúcar e canela para polvilhar
COR & SABORCOR & SABOR








Principais nutrientes
Vitamina C     mg      4.6
Fibra dietética            g         2.4
Calorias          Kcal   52

As maças contêm fibras solúveis assim como não solúveis. Em média 150g de maçã descascada fornecem 3g de fibra, mais de 10% das necessidades diária recomendada.
Um forte aliado contra os altos níveis de colesterol, reduzindo os riscos de endurecimento das artérias, ataques cardíacos e enfartes.
As fibras contidas na maçã contribuem  para a regularidade intestinal, uma vez que ajudam a nivelar a quantidade de água presente nas fezes,  atenuando problemas quer de prisão de ventre quer de diarreia. Elas dão também uma sensação de saciedade, auxiliando o controle de peso e obesidade.
Outro benefício das fibras contida na maça está em sua capacidade de captação de potenciais substâncias tóxicas (como metais pesados) que depois ajudam a eliminar do corpo através das fezes.
A maça sendo também é uma excelente fonte de flavonóides que agem como antioxidantes varrendo os radicais livres que podem danificar o ADN. Os flavonóides presentes na maçã ajudam a proteger o organismo contra doenças coronárias e contra o cancro.
Pesquisas indicam que um tipo de flavonóides presente apenas nas maçãs contribui para a atenuação da degradação óssea que ocorre durante o período da menopausa.

Créditos: foto Ana Lúcia da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.